Fogo Yin


Pi Wen Lun (Discussões sobre o Estômago e Baço Pâncreas) por Li Dong Yuan, 1746.

Alimentação inadequada e consumo excessivo de alimentos gelados ou mornos agride o Baço e o Estômago. Alegria, raiva, preocupação e medo enfraquecem o Yuan Qi. Se o Baço e o Estômago estiverem esgotados e o Yuan Qi enfraquecido, o Fogo do Coração se tornará excessivo. Esse Fogo do Coração é um fogo yin. Ele começa no aquecedor inferior e se junta ao Coração em cima. O Coração “pessoalmente” não governa o corpo, pois tem o Fogo Ministerial como seu encarregado para isso.

O Fogo Ministerial é o Fogo do Pericárdio/Circulação Sexualidade (Bao Luo) que se desenvolve a partir do aquecedor inferior e é um “ladrão” de Yuan Qi. O Fogo Yin e o Yuan Qi são antagônicos e não podem ocupar o mesmo lugar. Quando um está vencendo o outro está perdendo. Quando o Qi do Baço e do Estômago fica vazio é porque ele escorregou para o Rim e o Fogo Yin tem a chance de dominar a Terra.

Por conta disso, patologias do Baço provocam um aumento do Qi com febre e dispinéia, pulso transbordante (Hong, Da), cefaléia e sede. Com uma sensação de frio e calor. Como o Fogo Yin sobe, existe o Qi aumentado com febre e dispneia  cefaléia, sede e pulso transbordante.

Quando o Qi do Estômago e do Baço-Pancrêas afundam, o Gu Qi não consegue crescer e flutuar. Afinal, não tem Yang para sustentar o Yin e o Wei Qi. Sem ele, não é possível resistir ao Vento e ao Frio, por isso a sensação de calor e de frio. Tudo isso é consequencia de deficiência do Estômago e do Baço.

O tratamento para esta condição é usar ervas picantes, doces e mornas, para fortalecer o Centro e subir o Yang, em conjunto com ervas frias para drenar o fogo. Utilizar ervas amargas e frias é totalmente improdutivo.

BU ZHONG YI QI TANG

Huan Qi (Radix astragali) 5fen – aumentar para 1 qian para patologias Lao ou Calor
Zhi Gan Cao (Radix Glycyrrhizae) 5 fen Ren Shen (Panax ginseng) 3 fen
Não utilizar em caso de tosse. Os três ingredientes acima são “milagrosos” na eliminação do Calor-umidade e agitação mental associado a calor (fan re).Dang Gui (Radix angelicae sinensis) 2 fen
Assar com vinho até secar ou secar ao sol para harmonizar o sangueChen Pi (Pericarpium citri) 2 a 3 fen.
Com a pele branca interna para conduzir o Qi e fortalecer o Yuan Qi. Tudo bem se for combinada com ervas doces, ou se usada sozinha poderá drenar o Estomago e o Baço.Sheng Ma (Rhizoma cimicifugae) 2 a 3 fen.
Para guiar o Qi do Estomago para seu lugar e mover o Qi aumentado da primavera.Chai Hu (Radix bupleuri) 2 a 3 fen.
Para atrair o Qi limpo e mpver o Qi do Shao Yang para cima.Bai Zhu (Rhizoma atractylodis)3 fen.
Limpa o calor do Estomago e beneficia (harmoniza) o sangue entre as costas e o umbigo.
Obs: 1 qian = 3,125 gramas e 1 fen = 0,3 gramas (um décimo do qian)


COMENTÁRIOS

O texto acima foi extraído do livro Pi Wei Lun de Li Dong Yuan. Particularmente, também acredito e trato do Fogo Yin e uso variações do Bu Zhong Yi Qi toda vez que os sinais e sintomas de calor estão na parte superior do corpo e não coincidem com os sintomas de Calor cheio ou vazio, porque tem sintomas de frio também, como língua pálida e pés frios.

Manifestações do Calor também incluem a sensação de calor no rosto, bochechas avermelhadas, sede e aftas. Em minha experiência, vi que aftas quase sempre são causadas pelo fogo Yin.

Outra manifestação clínica importante é o cansaço geral (da deficiencia do Yuan Qi) e algumas outras da deficiencia do Estomago e Baço.

O Calor Yin nem é Calor vazio nem é o Calor Cheio, mas simplesmente um calor diferente, resultante da deficiência de Yuan. Mas acontece que o Calor Yin não é tratado por fórmulas que clareiam o calor, como frias-picantes, ou que drenam o Fogo, fórmulas amargas-frias, mas pela tonificação do Yuan Qi com fórmulas doces e que jogam o calor suavemente para cima. E é isso que Sheng Ma e Chai Hu fazem, levantam o Qi e aliviam o calor.


UMIDADE

A patologia do Fogo Yin está relacionada a Umidade e ao Aquecedor médio. Quando há deficiencia do Baço a Umidade se forma e desce para o aquecedor inferior. Então enxarca o Yuan Qi e o Fogo Ministerial que também é tirado de seu lugar (aquecedor inferior) aonde deveria permanecer protegido. O Aquecedor médio tambem tem Umidade, o Qi do Baço (e até o próprio Yang) está deficiente e encontra dificuldades em ascender.

Por este motivo, Bu Zhong Yi Qi Tang é utlizado para aumentar o o Qi do Baço-Pancrêas e aquecer o Yang para que a Umidade não mais escorra para o Aquecedor. Pode paracer contaditório aumentar o Qi quando existem manifestações de Calor na parte superior do corpo. Quando o Aquecedor Inferior é aberto e desobstruido da Umidade, o Fogo Ministerial pode voltar para seu lugar de recolhimento no Aquecedor inferior, desaparecendo os sintomas de Fogo yin.


EMOÇÕES

Estresse emocional é um fator etiológico muito importante do Fogo Yin e especificamente do Yuan Qi, como o próprio Li Dong Yuan disse. Qualquer emoção pode levar ao Fogo Yin assim como todas as emoções podem agitar o Fogo Ministerial e tirá-lo de seu lugar no Dan Tian inferior. Zhu Dan Xi disse “ Não existe um dia sequer na vida das pessoas que o Fogo Ministerial não seja estimulado.” Todas as emoções levam a estagnação do Qi que, por sua vez, pode levar ao Calor. A situação pode ser agravada pela presença de Umidade no Aquecedor inferior (como acontece com a vergonha).

O Fogo Yin conta como sintoma de Calor nos problemas psico-emocionais, o que poderia nos levar a classificá-lo como Calor-cheio ou Calor-vazio: isso acontece quando existem sintomas de Calor acima (rosto avermelhado, sede, e sensação de calor no rosto) e Frio abaixo (pés frios e sensação geral de frio) e essa situação se deve ao Fogo Yin. O estresse emocional tem mais chances de causar o Fogo Yin quando for combinado com excesso de trabalho e dieta desequilibrada.


TRATAMENTO DO FOGO YIN COM ACUPUNTURA

  • Tonificar o Yuan Qi: VC 4 Guanyuan
  • Tonificar Estômago e o Baço: VC 12 Zhongwan, B 20 Pishu, E 36 Zusanli.
  • Aumentat o Qi: VG 20 Baihui e VC 6 Qihai
  • Resolver a Umidade: VC 9 Shuifen, VC 5 Shimen, B 22 Sanjiaoshu, BP 9 Yinlingquan


TRATAMENTO DO FOGO YIN EMOCIONAL

  • Tonificar o Yuan Qi: VC 4 Guanyuan
  • Tonificar e ascender o Qi do Baço: VC 12 Zhongwan, VC 6 Qihai, E 36 Zusanli
  • Aclamar o Shen e fazer o Calor descender: VG 24 Shentin, VG 19 Hounding, VC 15 Kiuwei, C 5 Tongli.
  • Clarear o Calor em cima: CS 8 Laogong, CS 7 Dailing
  • Regular o Triplo Aquecedor: TA 6 Zhigou, TA 5 Waiguan.


    (setembro 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário