Calor latente



Calor latente ou fator patógeno latente é uma patologia exótica e de dificil compreensão. Basicamente, Calor latente acontece quando um fator patógeno externo invade o corpo sem causar nenhum sintoma na fase aguda: um fator patógeno invade o interior se transforma em calor e se esterioriza em forma de calor interno. Diz-se que é exótico e de difícil compreensão porque se o fator patógeno invadir o corpo sem sintomas, como saberemos que isso aconteceu? Tentarei responder essa pergunta e outras conforme avançamos no tema.

Existem dois tipos de ataques de fatores patógenos externos: um ataque novo de Calor-vento com início agudo e sintomas aparentes, e ataque de Calor-latente que, no estágio agudo, não tem sintomas.

A diferença é baseada na diferente etiologia e diferentes manifestações clínicas. No Calor-latente, o fator patógeno invade o corpo de uma maneiro insidiosa e sem sintomas e fica latente (adormecido) no interior. Quando ele emerge é que provoca os sintomas.

O conceito que um fator patógeno pode invadir o corpo sem causar sintoma imediato mas causando na próxima estação é muito antigo e foi citado no Nei Jing.

As primeiras citações sobre fatores patógenos latentes estão no Su Wen, capitulos 3 e 5: “ Ataque do vento na primavera causará diarréia (no verão) se o fator existir até lá, ataque de Calor-fogo no verão levará a malária no outuno; ataque de umidade no outono causará tosse (no inverno) e sindrome Wei; ataque de Frio no inverno causara Wen Bing na primavera.” O capitulo 5 diz que “ataque de frio no inverno causará Wen Bing na primavera. Ataque de vento na primavera causará diarréia no verão; ataque de calor-fogo no verão causará malária no outorno. Ataque de umidade no outono causará tosse no inverno.”

A diferença de um novo atarque para um ataque latente (de Calor) não é baseada apenas no surgimento de sintomas (de imediato ou atrasados), mas tambem nas diferentes substâncias e manifestações clínicas. A importância clínica não fica limitada ao tempo de surgimento das manifestações, mas as diferentes síndromes e gravidade e ao tipo de tratamento.

Normalmente, um novo ataque é relativamente mais suave, no início o fator patógeno agride os pulmões: existe febre, aversão ao frio, dor de cabeça, tosse, etc, Isso é tratado liberando o exterior e estumulando a circulação e o descenso do Qi.

O ataque latente é relativamente mais grave, existe Calor no interior desde o início: então há febre, sede, agitação mental, etc. Sintomas de Calor interior (sem aversão ao frio a não ser que haja um novo ataque conjuntamente). E é tratarado expulsando o Calor interior.

O Calor latentese deve ao ataque de fator patógeno quando o corpo está debilitado, particularmente o calor latente se deve a fraqueza do Rim e de sua conecção entre o Wei Qi e o sistema imune.

(frio do inverno invade o corpo sem sintomas, se esconde no interior se transformando em calor, emerge na primavera e se manifesta)

Entenda que quando o Nei Jing fala que uma invação de frio no inverno causará Wen Bing na primavera, ele se refere a patologia gerada por Vento-calor. Nos tempos de Nei Jing e Shang Han Lun, acreditava-se que o único fator patógeno externo que poderia causar doenças era o frio. Até mesmo as patologias que claramente começavam por causa do Calor (como vento-calor) eram consideradas como uma transformação do Frio. Levou 14 séculos até que a teoria do Wen Bing se tornase uma teoria independente, mesmo ela não sendo uma mera transformação do Frio

Portanto, o conceito de um fator patógeno externo invadir o corpo durante o inverno, ficar incubado sem sintomas e manifestar-se somente na primavera é a raiz da patologia do Calor latente. Essa patologia foi descrita por Nei Jing conforme o diagrama mais abaixo.

Mas por favor tenha em mente que não temos que levar esse diagrama do Nei Jing ao pé da letra: a invasão não precisa ser necessariamente do Frio, não precisa ocorrer necessariamente no inverno e nem surgir somente na primavera. O aspecto essencial disso não é a sazonalidade, mas que um fator patógeno pode invadir o corpo e não manifestar sintomas. Entenda também que “emergir” não quer dizer que o fator está sendo expulso, mas manifestando seus sintomas.


CAUSAS DO CALOR LATENTE

A maior causa do desenvolvimento do calor latente em que o paciente não demonstra sintomas no momento da invasão é a deficiência do Rim que não permite o sistema imune reagir a invasão externa inicial. Um fator que contribui para isso também são as vacinas. Pode se dizer que uma vacina injeta um fator patógeno diretamente no nível sangue, que quando emerge como calor latente causa diferentes sintomas. Na imunização fisiológica natural, quando uma pessoa é infectada, o fator patógeno penetra pelo nível Wei (pele) o que estimula o sistema imune a atacar aquela bactéria ou vírus.


POR QUE O CALOR LATENTE SE DESENVOLVE?

Por que algumas invasões de vento causam sintomas exteriores imediatamente e algumas não e ainda penetram no interior e se escondem?

A resposta é o sistema imune. Se o sistema imune não reagir, o fator patógeno não causará sintomas e invadirá o interior para se manifestar depois. Essa ausencia de manifestação não depende apenas do Pulmão, mas do Rim também.

Ye Tian Shi diz que o “Frio escondido” do inverno se abriga no Rim. Lembre-se que Nei Jing afirmou que: “ Se o Jing não for protegido no inverno, Wen Bing surgirá na primavera.” Ye Tian Shi até defendeu a ideia de tonificar o Rim para prevenir a invasão de fatores externos. Alguns medicos da dinastia Qing também relacionaram a gravidade de fatores latentes ao Rim, especificamente ao rim-yin.

Ye Tian Shi disse que o calor latente é consequencia da “falta de cuidado com o Jing no inverno.” O que possibilita ao Frio invadir o corpo no inverno. O Rim controla o armazenamento do Jin e Shao Yin; na primavera, o fator patógeno emerge pelo Shao Yang e pelo Fígado e Vesícula blilar.

Outra explicação é que o Frio do inverno invade o canal Tai Yang, se aprofunda e passa para o Shao Yin.

 
(o frio invade pelo Tai Yang (B/ID) e o calor emerge pelo Shao Yin (C/R)

Outro médico afirmou que quando o Frio é intenso demais causa uma nova invasão com sintomas imediatos; se o frio for leve, causa calor latente depois de ficar encubado. No último exemplo, o fator patógeno penetra pela pele, se esconde no Triplo Aquecedor e “fonte das membranas” (Mo Yuan) causando um desequilíbrio na subida e descida do Qi e no seu livre fluxo. Isso causa estagnação de Qi e aumenta o calor interno, que emerge com o yang da primavera. É uma afirmação interessante que explica exatamente como o Frio externo se transforma em Calor interno, quando o calor latente é formado. A “Fonte das membranas” se refere as regiões do Shao Yang.

Muitos médicos relacionam a formação do calor latente com a deficiencia do Rim. Por exemplo, dizem que o Inverno controla o armazenamento assim como os rins. Quando o Rim está saudável, o Yang do Rim e o Jing ficam armazenados no inverno e o frio não invade o corpo. Então, se a agitação mental, excesso de trabalho e ambição excessiva atingirem uma pessoa, o Yang Qi será dispersado, o Yin consumido e os fatores patógenos podem facilmente invadir o corpo, tirando vantagem da situação de vazio.

Portanto, como vimos, o Rim e o Jing do rim tem um papel importantíssimo no sistema imune.


YUAN QI E A RESPOSTA IMUNE

O capítulo 8 do Nei Jing diz: “ As vezes o Cun Kou está normal e ainda assim o paciente morre. Por que? O pulso dos 12 canais se originam todos do Yuan Qi, que é a raiz dos 12 canais, ele é a força motriz (dong Qi) que fica entre os rins, a raiz dos 5 Zang e dos 6 Fu e dos 12 canais, o portão da respiração e a origem do Triplo Aquecedor. È o espírito que nos protege dos fatores patógenos e das influências do mal. Como esse Qi é a raiz da humanidade, se ela for cortada, os ramos e as folhas murcham. Quando do Cun Kou está normal e o paciente morre é porque o Yuan Qi foi cortado por dentro.”

Esse trecho estipula o princípio que o Yuan Qi (portanto o Rim tambem) tem um papel no combate aos fatores patógenos. De uma maneira interessante, ele chama o Yuan Qi de Shen (espirito) que protege dos fatores patógenos (ou do mal).

Isso é de uma imensa importância clínica porque implica que nossa resistencia imune não depende apenas do Wei Qi (e Pulmão) mas também do Rim e do Yuan Qi (tambem do Jing por causa dos Vasos Maravilhosos). Em todo caso, o Wei Qi é vaporizado pelo aquecedor inferior.


SINAIS E SINTOMAS DE CALOR LATENTE

As principais manifestações clínicas, quando o calor latente emerge, são:
Membros pesados
Irritabilidade
Sede
Fadiga (repentina)
Urina escura
Língua vermelha
Pulso rápido e fino

Podem ocorrer vários outros sinais, como olhos vermelhos, aftas, sangramento nasal, constipação... Esses acima são sinais gerais. Dependendo de onde o Calor latente esteja alojado (Qi, Ying, Sangue) os sintomas podem variar.


E O QUE FAZ O CALOR LATENTE EMERGIR?

Uma nova invação de Vento
Aumento do Yang que a primavera traz
Excesso de trabalho
Doença grave
Estresse emocional
Remédios
Drogas


COMO SABEMOS SE È CALOR LATENTE E NAO APENAS CALOR?

As manifestações de Calor latente são também manifestação do Calor em si, então como saber se é latente mesmo? Não existe maneira de saber isso. O diagnóstico depende muito do histórico do paciente e da velocidade com que os sintomas apareceram, e menos das manifestações clínicas.

Se pudessemos ver um paciente no momento em que ele estivesse começando a manifestar os sintomas, saberíamos se o calor era latente devido ao início brusco dos sintomas. Ele reclamaria de fadiga repentina sem sintomas exteriores, só então poderiamos excluir fator patógeno externo.

Portanto, o surgimento repentino de sintomas junto com as manifestações clínicas de Calor nos dizem que provavelmente se trata de Calor latente emergindo de uma invasão ocorrida anteriormente e que que não causaram sintomas antes.

Se não estivermos com o paciente no momento desse surgimento repentino, é mais complicado. Como saber se é calor latente então? Antes de tudo, pelo canal afetado: Shao Yang (pouco comum) ou Shao Yin (Coração e Rim). Depois, o Calor latente provoca manifestações clínicas mais vagas, menos específicas do que o Calor em um órgão propriamente.


QUE DIFERENÇA ISSO FAZ NO TRATAMENTO?

O tratamento de Calor latente não é muito diferente do Calor comum. O Calor latente é tratado esfriando o calor, normalmente no nível Sangue. Contudo, quando o trato, tambem tonifico o Rim, com uma ou duas ervas ou com acupuntura.


QUAL A DIFERENCA NO PROGNOSTICO?

A diferença no prognóstico é enorme. O tratamento do Calor latente é bem mais difícil do que a do Calor e mais demorada. E, o Calor latente tende a causar doenças mais complicados como as auto-imunes.


NATUREZA DO CALOR LATENTE

Tem início brusco (quando emerge)
É sempre Calor (pode vir com umidade)
E tende a danificar o Yin

O fator patógeno que fica incubado no inverno se esconde na Fonte das Membranas (Mo Yuan) e se transforma em Calor. A verificação da urina é importante para o diagnóstico. Primeiro, porque a urina escura é um importante sinal de Calor que confirma o diagnóstico. Em segundo lugar, a própria urina escura é um índice importante de gravidade de uma patologia: quanto mais escura, mais grave.

Calor Latente pode estar no Shao Yang ou Shao Yin. É preciso distinguir sua profundidade, gravidade ou natureza Xu/Shi. Quando o Calor está no Shao Yang é Shi, quando está no Shao Ying é Xu.


CALOR LATENTE NO SHAO YANG (Fonte das Membranas)
Manifestaçõs clínicas
Alternância de sensações de frio e calor, gosto amargo, dor no hipocôndrio, olhos vermelhos, surdez, sensação de opressão no peito, nausea, língua meio amarelada e esbranquiçada, pulso duro.
Prescrição
Hao Qin Qing Dan Tang Artemisia-Scutellaria limpando a vesícula. Decocção
Da Yuan Yin alcançando a Fonte, decocção.


CALOR LATENTE NO SHAO YIN
manifestações clínicas
Boca seca, fadiga, suor noturno, dor lombar, tonteira, zumbido, língua vermelha sem saburra, pulso flutuante e vazio.
Prescrição
Xi Jiao Di Huang Tang Cornu Bufali-Rehmannia Decocção
Zuo Gui Wan – Pílula para restaurar Rim esquerdo.


CALOR LATENTE NAS ARTICULAÇÕES
Manifestações Clínicas
Alternância de sensação de calor e frio, inchaço e dor na articulação, dor no hipocondrio, olhos vermelhos, saburra branca e amarela, pulso duro.
Prescrição
Da Yuan Yin, Alcançando a Fonte, decocção.
Cao Guo, Hou Po, Bing Lang, Huang Qin, Zhi Mu, Bai Shao, Gan Cao, mais Hai Feng Teng, Sang Zhi, Hai Tong Pi.

Atenção, a prescrição é só uma das possibilidades de tratamento, outras fórmulas podem ser usadas.


Caso clínico, Mulher, 49.
Ataques de exaustão nos últimos 4 meses (iniciaram no inverno), mal consegue se mover pela manhã, musculos fracos, sensação de peso, sente frio da cintura para baixo, confusão mental, tontura, língua grudenta, dor nos olhos, dor de garganta cronica.
Língua: laterais levemente avermelhadas, inchaço, marcas de dentes.
Pulso: molhado, com fraqueza Qi.
Diagnóstico
O início súbito da exaustão indica calor latente. O calor está misturado com umidade (fraqueza muscular, sensação de peso e língua grudando) e um poco de fleuma (confusão mental, tontura, língua inchada)
Tratamento:
Da Yuan Yin + Huo Xiang, Hou Po, Sha ren, Yi Yi Ren.
Acupuntura: Ren9, BP9, Ren12, E36


Caso clínico, mulher, 32.
Algumas semanas antes da consulta teve febre, peito congestionado, dor no pesçoco, dor de cabeça, alternância de frio e calor. Hoje: diarréia, dor no hipocondrio, cansaço e depressão.
Língua: vermelha com saburra
Pulso: duro
Diagnóstico
O início brusco dos sintomas indicam calor latente. Os sintomas apresentados semanas atras são do calor latente mais comum no Shao Yang. Agora o Calor lesou o Baço-pancreas, por isso a diarréia. A dor no hipocondrio indica um padrão Shao Yang.
Tratamento
acupuntura: TA5 sedar, TA6 sedar, DU14 sedar.
A paciente sentiu-se muito melhor e sua energia voltou, só com esse tratamento simples.

Caso clínico, mulher, 41.
Um mês antes da consulta sentiu-se muito cansada repentinamente, cefaléia, nauseas e dor articular. Hoje, tem irritabilidade e boca seca, e aftas.
Língua: levemente vermelha e pegajosa.
Pulso: regular e fraco.
Diagnóstico
O cansaço repentino indica calor latente. O início súbito no mês anterior indica calor no Shao Yang e articulações.
Tratamento
acupuntura: TA5 sedando, E36, BP6 tonificando.
Hao Qin Qing Dan Tang, Artemisia-Scutellaria limpando a Visicula Biliar.

(agosto 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário