Calor, diagnóstico, padrões e tratamento


O Calor é um padrão extremamente comum na prática e por isso é muito importante que nós compreendamos sua etiologia, patologia, dignose, padrões e tratamento. Para se ter uma ideia da frequência do calor na prática, na minha clínica na Inglaterra, num universo de 2.500 pacientes, 46% tem uma língua vermelha e 32% a língua branca. Em outros países de clima mais quente, suspeito que a incidência de língua vermelha (e Calor) seja ainda maior. Uma razão para que o calor seja tão comum é a consequência de estresse emocional, mas isso será discutido depois.

Decidi escrever sobre o Calor porque vi que até nos livros chineses, esse assunto é pouco explorado e o termo (calor) é usado de forma não muito precisa, pois as vezes calor e fogo aparecem como sendo a mesma coisa, mas não são.

Essa argumentação sobre Calor vai ser dividida em tópicos:
  • Etiologia do Calor
  • Calor cheio
  • Calor da estagnação de QI
  • Calor vazio
  • Diferença entre calor e fogo
  • Calor úmido
  • Calor e fleuma
  • Calor externo
  • Calor latente
  • Fogo Yin
  • Calor e os 4 níveis

ETIOLOGIA DO CALOR

Antes de tudo, quando falamos em etiologia do calor, estamos querendo dizer Calor-cheio ou (vento-calor) , diferente de calor-vazio. Isso porque o calor-vazio deriva de uma deficiencia de yin, então fatores que podem levar a uma deficiencia de yin eventualmente levam também ao calor-vazio. Na minha prática diária, o fator etiológico que mais leva a uma deficiência de Yin é o excesso de trabalho: Não estou dizendo excesso de trabalho físico, mas muitas horas trabalhando sem o descanso adequado. Sair de casa cedo, voltar tarde da noite, por muitos anos. Esse hábito costuma estar associado com situações de estresse no emprego e alimentação ruim. Esses fatores contribuem para gastar o Yin do estômago, fígado e rins. Deficiência de yin eventualmente leva ao calor-vazio. Tenho visto que são três, as maiores causas de calor-cheio: estresse, alimentação ruim e fator patógeno externo que penetra no interior.

a) Estresse Emocional


Todas as emoções geralemente eventualmente levam ao Calor e por isso que a ponta da língua é um indicador comum e confiável de estresse emocional. Inicialmente, as emoções afetam apenas o Qi e não causam calor diretamente. Elas causam estagnação do Qi, deficiencia de Qi ou ambos. Então, inicialmente, todas as emoções afetam apenas o Qi. Emoções como a preocupação, excesso de pensamentos, raiva, medo, vergonha e culpa causam estagnação de Qi; emoções como a tristeza e pesar causam deficiencia. Por exemplo, tristeza e pesar enfraquecem o Qi do Pulmão. Um Qi do Pulmão enfraquecido causa problemas na circulação do Qi toráxico e por consequência, estagnação de Qi. Depois de algum tempo (não precisa muito, talvez algumas semanas) a estagnação de Qi leva ao Calor. E assim que as emoções afetam o Coração, a ponta da língua fica vermelha. Toda emoção afeta o Coração porque ele abriga o Shen e este reconhece e sente as emoções. Quando dizemos “estou sentindo raiva”, quem está sentindo é Shen do Coração. A raiva afeta o fígado, mas é o Coração que a sente.


Essa foto é um ótimo exemplo de ponta vermelha da língua. A ponta está vermelho brilhante, diferente do restante da língua, e inchada.
b) Alimentação ruim

Antes de tudo, é importante entender que quando dizemos alimentação, no contexto de etiologia da doneça, isso tambem inclui as bebidas. Sobretudo, o consumo excessivo de álcool é provavelmente a maior origem de Calor em uma dieta. Qualquer tipo de álcool é quente e quanto maior a concentração alcóolica, mais quente é a bebida. Então, vodka é mais quente do que vinho.

Além do álcool, todas as carnes são quentes (ou mornas) mas especialmente o cordeiro e o boi. Portanto, o consumo excessivo dessas duas carnes é uma fonte de Calor. Todas as carnes silvestres também são quentes, como faisão, ganso, coelho, javali, etc. Além desses “alimentos” citados, a maioria dos temperos também é fonte de calor, como: pimenta, curry, gengibre...


c) Fator patógeno extendo penetrando no interior

Fatores patogenos externos frequentemente penetram até o interior se não forem repelidos ainda no estágio exterior. Quando isso ocorre, todo fator externo tem a tendencia de se transformar em calor. Então, até o vento-frio pode se transformar em calor, quando no interior. Portanto, isso é exatamente o que acontece nos 6 padrões de Shang Han Lun: o nível Tai Yang é caracterizado pelo vento-frio que pode se transformar em calor no estomago, quando chega no nivel Yan Ming. Claro que, o vento-calor externo e o Calor do veráo tem uma tendência a se tornar calor interno. Considero essa etiologia do calor-cheio interno, muito comum. Especialmente para o calor no pulmão. Muitas pessoas sofrem uma invasão de vento-calor e se, ela não for expulsa, ela vai para o interior e se tornará calor no pulmão ou calor-umidade no pulmão. É mais comum acontecer quando antibióticos são utilizados. Isso é chamado de calor residual, e é muito comum em crianças. Esse calor no pulão é assintomático, mas a língua mostra claramente, com vermelhidão ou pontos vermelhos no terço inicial da língua.


Nessa língua é possível ver claramente os pontos vermelhos no terço anterior (area do pulmao)


MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS DO CALOR

As manifestações mais comum do calor-cheio são sensação de calor, rosto avermelhado, sede, ansiedade, fezes secas, urina escura, pulso cheio e rápido e língua vermelha com saburra amarela. Além desses, é dificil generalizar outros sinais e sintomas, pois dependem de cada organismo afetado.

Alguns desses sintomas também são causados por calor-vazio e portanto a língua e o pulso são importantes para diferenciar do calor-cheio. No calor-vazio a língua não tem saburra e o pulso deve ter algo de vazio, especialmente flutuante-vazio.

Além destas manifestações clínicas, existem outros guias para o diagnóstico de Calor. Qualquer tipo de erupção na pele que seja quente, indica Calor: como urticária. No caso de dores, qualquer tipo de queimação, indica calor também, como no estômago ou na cistite. Qualquer perda de sangue que seja vermelho escuro, indica calor no sangue. E como a mente tambem está envolvida, qualquer condição etrema de não relaxamento ou comportamento maníaco, indica calor no coração.


a) Calor no Pulmão

Tosse, respiração rápida, sensação de calor, dor no tórax, sede, rosto vermelho.
Língua: vermelha no terço anterior com saburra amarela.
Pulso: transbordando na posição direita, possivelmente rápido e escorregadio.

Acupuntura: P15 Chize, P10 Yuji, P7 Lieque, IG 11 Quchi, P1 Zhongfu, B13 Feishu Fitoterapia: Qing Bai San (pó branco clareador)


b) Calor no Coração

Dor em queimação epigástrica, refluxo gástrico, nausea, vomito logo após as refeições, fome excessiva, mau hálito e sensação de calor.
Lingua: vermelha no centro com saburra amarela.
Pulso: rápido e superficial, transbordante na posição direita do meio.

Acupuntura: E44 Neiting, E34 Liangqiu, E21 Liangmen, VC 13 Shangwan, IG 11 Quchi, Ig 4 Hegu, VC11 Jianli
Fitoterapia: Bai Hu Tang (decocção, tigre branco), Yu Nu Jian (decocção, mulher de jade), Qin Wei sun (pó de suavizaçao do estomago)

c) Calor no Fígado

Irritabilidade, propensão para ataques de raiva, dores de cabeça passageiras, tonturas, face e olhos vermelhos, sede e sabor amargo.
Língua: vermelha com as laterais ainda mais vermelhas e saburra amarela.
Pulso: rapido em corda.
Nota: esse padrão é normalmente descrito como fogo do figado, nos livros chineses. O fogo do fígado é mais intenso do que o calor. Discutiremos essa diferença depois.

Acupuntura: F2 Xingjian, F3 Taichong, B20 Fengchi, Taiyang, VB 13 Benshen, VG 24 Shenting. Em caso de dor de cabeça VB1 tongziliao, VB 9 Tianchong, VB 8 shuaigu, VB6 Xuanli,
Fitoterapia: Long Dan Xie Gan Tang e Dang gui Long Hui Tang

Observe que essas ervas são para fogo no fígado, para calor, eu reduziria a dosagem das ervas amargas como Long Dan Cao. E Huan Qin.

d) Calor no Coração

Palpitação, mente agitada, insonia, sensação de calor e rosto vermelho.
Lingua: vermelha com a ponta mais vermelha e saburra amarela. Nos casos graves, a ponta da língua pode inchar.
Pulso: rapido e transbordando especialmente na primeira posição da esquerda.
Nota: esse padrão é geralmente descrito como Fogo do coração nos livros chineses, mas ela é de Calor no coração (a diferença será explicada depois)

Acupuntura: C9 Shaochong, C8 Shaofu, C7 Shenmen, VC 15 Jiuwei, VG 24 Shenting, VG 19 Houding.
Fitoterapia: Dao Chi San


e) calor no Baço

O Baço pode ter Calor! Claro que ele muito mais inclinado a ter Frio, mas o padrão calor no Baço existe e comunmente está associado ao calor no estomago.
Queimação na região epigastrica, dor abdomina, fome excessiva, ponta do nariz vermelha, labios secos, sede, fezes secas, sensação de calor e face amarelada.
Língua: vermelha nas laterais, centro com saburra seca e amarela.
Pulso: transbordando, especialmente na posição guan direita e rápido.

Acupuntura: BP 2 Dadu, IG 11 Quchi, E44 Neiting, VC 11 Jianli
Fitoterapia: Xie Huang San

A língua abaixo é vermelha nas metades das laterais (aquecedor médio): é mais aparente no lado direito. As laterais da língua geralmente refletem o fígado, mas quando um aspecto patológico se faz presente somente no centro das laterais, eles mostram uma patologia do Baço, no caso, Calor, porque está vermelho.



(maio 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário