CS 6 Neiguan

Sobre o CS6 Neiguan

O ponto CS6 Neiguan é um dos mais utilizados e importantes pontos da acupuntura. Antes de tudo, analisemos o nome Nei Guan. Nei significa interior e não há controvérsia a respeito dessa tradução. Contudo, a segunda metade da palavra Guan pode ter interpretações distintas. Na forma simples, na linguagem coloquial, ela quer dizer fechar, trancar, desligar ou encerrar. Se vamos a uma loja e ela se encontra fechada, dizemos que ela está guan le. Se utilizarmos este sentido da palavra, então CS6 seria o fechamento interno, um registro (válvula) interno ou algo similar. Mas esta tradução teria sentido? Sim, teria e nesse sentido, CS6 poderia ser o ponto que fecha o yin no interior e deve assim considerado em relação ao seu ponto análogo TA5 Waiguan, a barreira externa, o ponto que fecha o yang no exterior.

Contudo, a função do ponto CS6 é tão dinâmica que não suportaria a tradução de barreira interna, pois barreira implica em parar alguma coisa, como o curso de um rio. Se olharmos para os outros significados da palavra guan (em Chines uma palavra pode ter muitas definições) encontraremos tambem: “passagem pela montanha”, “junção crítica”, “alfândega” ou barreira (da alfandega). De acordo com G.D. Wilder e J. H. Ingram (Análise dos caracteres chineses, 1922) guan é uma cancela, a barra horizontal de um portão, uma barreira alfandegária. A palavra é composta pelo radical men (portal). Dentro do portal existe um guan, que significa passar o fio pela trama com uma agulha. O ideograma representa a trama de um tear. A parte inferior dele, simboliza a agulha que carrega o fio através de uma espécie de trama. Por analogia, significa remendar algo transversalmente.

Traduzir guan desta maneira, muda completamente o significado de Nei guan. Este ponto então seria uma encruzilhada interna crucial ou uma barreira interna (da alfandega) . Note que a barreira da alfândega se abre para que produtos entrem no país. Então, isso muda totalmente a definição do ponto, tornando-o uma junção de caminhos que pode se abrir para que coisas entrem. Na minha opinião, este significado reflete mais precisamente a natureza e a fisiologia do ponto CS6. Quanto a referência de “remendar transversalmente” tambem é interessante, pois poderia ser uma alusão ao fluxo dos meridianos Lo, tranversais aos meridianos principais, verticais (o CS6 é logicamente o ponto Lo do canal do CS).

O Su wen, no capitulo 8 diz: “O Pericárdio é o embaixador e dele são oriundas a satisfação e a felicidade”. O Pericardio é intimamente relacionado ao coração e, ainda o Nei Jing e o Nan Jing constantemente se referem aos “ 5 Zang e 6 Fu”. Os zang sendo coração, fígado, baço, pulmão e rins. O pericárdio e assimilado ao Coração: os dois não podem ser separados por serem anatomicamente tão próximos. Contudo, no capítulo 8 do Su, existe a menção aos 12 órgãos e suas lista de funções, onde está incluído o pericárdio. A referência à satisfação e felicidade esta citada, o que faz parecer com que seja funcionalmente parecido com o coração. Perceba, entretanto, que neste mesmo capitulo o pericárdio é denominado de Shan Zhong – o centro do peito – nome do ponto VC 17, e não Xin Bao luo (o luo do envoltório do coração) como é mais usual.


Como podemos ver, se deve ao fato do Pericárdio ter tantas funções diferentes corresponde a sua natureza multifacetada.

Então, o primeiro aspecto da natureza do Pericardio é que ele é estritamente conectado ao coração e que ele está no centro do torax.; à referência à alegria e felicidade implica que de alguma maneira ele também abriga o Shen, da mesma maneira que o coração o faz. Esse é o primeiro uso clílico do ponto CS6, estimular o Shen. Como o Coração, o Pericardio abriga o Shen e portanto, influencia profundamente no nosso estado mental e emocional. Por exemplo, uma deficiencia de sangue afeta tanto o CS quanto o próprio coração, tornando a pessoa deprimida e ansiosa. Calor no sangue irá agitar o pericárdio e deixar a pessoa agitada e com insônia. Obstruções de fleuma no pericárdio tambem vai obstruir o Shen causando confusão mental.

As emoções atingem tanto o Coração como o Pericárdio pois agitam o fogo ministerial que flui para estes dois órgãos. Li Dong Yuan diz: “Na vida das pessoas, não existe um dia sequer, que o fogo Ministerial não é atiçado”. Na medicina Chinesa, existe a ideia que o Fogo Ministerial deve ser escondido no aquecedor inferior: sua atividade discreta aquece os órgãos e não deve ser percebida. As emoções excitam o Fogo Ministerial e o fazem deixar de estar oculto no aquecedor inferior: e isso ocorre quando o paciente sofre de calor e demonstra sinais de calor e tem a face avermelhada, uma sensação de sede, etc. Atente-se para que os estresses emocionais sempre provocam sinais de calor, nunca de frio.

O Pericárdio ou Circulação-sexo abriga o Shen (junto com o coração).

- Deficiencia de sangue causará depressão e uma leve ansiedade
- Calor no sangue do pericardio causa ansiedade, insonia e agitação
- Fleuma no pericárdio causa confusão mental e em casos graves, doença mental
- O pericardio causa desde problemas emocionais até problemas no relacionamento.



Embora seja semelhante ao Coração, o Pericárdio tem uma importante diferença. O Meridiano CS controla o QI do tórax e movimenta o Qi e o sangue muito mais do que o meridiano do Coração. Por exemplo, CS-6 é muito influente na movimentação do Qi toráxico (por isso é indicado para dor no peito) e o meridiano do Coração não tem essa função. Em outras palavras, eu utilizo o C7, por exemplo, para nutrir o sangue do coração e assentar o Shen, mas eu utilizaria o Cs-6 muito mais para mover o Qi e o sangue no tórax, que causam sintomas físicos como dor e alterações emocionais, como a depressão (estagnação de Qi).

Um segundo aspecto e uma funcionalidade do Pericárdio é sua relação com o fígado através do Jue Yin, que é a dobradiça do canal yin . Portanto, quanto utilizamos o meridiano CS, indiretamente utilizamos tambem o do Fígado. Em minha experiencia clínica, utilizo o Cs6 exatamente com este propósito (alem de suas outras funções) de mover o Qi do Fígado e estimular a movimentação do Hun (ver abaixo).

A função emocional do pericárdio é equivalente a função física do movimento que ele faz no Qi e no sangue do tórax (coração e pulmão): faz com que se a pessoa se movimente emocionalmente e se relacione com outras, em relacionamentos. Sabendo que ele está ligado ao fígado (jue yin), esse movimento também se refere à movimentação do Hun do ego através dos outros no meio social, relacionamentos amorosos e relações familiares. Por isso, no nível emocional o CS é responsável por interações saudáveis com os outros, no amor, na família e na sociedade.



A natureza mobilizadora do Pericárdio também é auxiliada pelo Triplo Aquecedor (Fogo Ministerial). Como o TA é responsável pelo fluxo livre do QI (juntamente com o Fígado), a relação Pericárdio-Triplo Aquecedor também conta nesta ação de mover o Qi e o sangue e mover a pessoa a se relacionar com as outras.




Logo o Pericárdio é o único órgão que se relaciona diretamente com outros três: Coração, Fígado (canal Jue yin) e com o Triplo Aquecedor (pelo canal do Fogo ministerial) . Repare também que já que ele se relaciona com o Fígado pelo canal Jue Yin, ele então se relaciona com o Shao Yang através do Triplo Aquecedor. Já que o Pericárdio esta duplamente ligado as dobradiças, acredito que isso contribua ainda mais para sua natureza dinâmica. Este fato torna essa relação tão complexa e tão rica de possibilidades, interações e funções.
O livro "An Explanation of Acupuncture Points" (Jing Xue Jie, 1654), confirma essa natureza dual do Pericárdio listando funções do CS-6 nos capítulos do Coração e do Fígado. Em outras palavras, ele lista funções do Coração e do Fígado realizadas pelo CS-6. Nas funções do Coração: memória fraca, dor no torax e (quando vazio) dor de cabeça e nuca. Nas funções do Fígado: olhos vermelhos, dor nos cotovelos e calor nas palmas.
Acho os sintoma de dor de cabeça e na nuca muito interessantes, pois é algo que percebo com frequência na prática, que o ponto CS-6 é especialmente eficaz na dor de cabeça ocipital e temporal. Acredito que se deva a conexão entre o ponto Lo do Pericárdio com o Meridiano do Tripo Aquecedor.

RELAÇÃO DO PERICÁRDIO COM O FOGO MINISTERIAL
O Fogo Miinisterial (Xiang Huo) é fogo do portão da vida (Ming Men). Esse fogo é essencial ao funcionamento saudável do corpo. Embora muitos médicos, coomo Zhu Zhen Heng (1281-1358) identifiquem o Fogo mnisterial como o fogo do min meng e consequentemente, dos Rins, outros, como Zhang Jie Bin (1563-1640) o identifica como fogo dos órgãos internos: Fígado, Vesícula biliar e Pericárdio. Portanto pode ser comparado com o “Dragão voando na montanha mais alta” e abaixo, nos Rins, como “Dragão mergulhando no mar mais profundo”.


Sob uma ótica puramente dos 5 elementos, o fogo Ministerial pertence ao Pericárdio e ao Tripo Aquecedor e o Fogo Imperial ao Coração, mas sob a ótica dos órgãos internos o Fogo Ministerial é o fogo do Ming Men que pertence aos Rins. Contudo, existe uma conexão entre essas duas perspectivas pois o fogo Ministerial flui dos rins, vesícula e pericárdio. Nas patologias, isso tem uma relevância ainda maior, pois o Fogo Ministerial em excesso (estimulado por estresse emocional) sobe e agride o Pericárdio, causando agitação, ansiedade, insônia e inquietude nos pensamentos.


NATUREZA E FUNÇÕES DO CS-6:

1) Coração: relação direta, o Cs-6 age no coração. Eu utilizo, principalmente para mover o Qi e o sangue, e não para nutrir o sangue e o Shen. Uso o CS-6 pra mover e o Cs-7 para subjugar o Qi e acalmar o Shen.

2) Mobilizar o Qi no tórax: CS-6 é um ponto importante para mover o Qi no tórax, aliás essa é uma das principais diferenças funcionais entre ele e os pontos do Coração. No nível físico, ele move o Qi quando há estagnação que causa dor no peito, também é muito eficiente para choques no tórax que provocam estagnação de Qi e sangue. Para tratar o tórax, a combinação Cs-6 como E-40 é excelente (costumo ponturar contralateralmente, usando um na esquerda e o outro na direita).

3) Mover o Qi do fígado: o Cs é dupla do Fígado no canal Jue yin. Mas porque alguém usaria o CS pra movê-lo, ao invés do próprio Fígado? Eu utilizo o cs-6 especialmente para problemas emocionais resultantes de problemas de relacionamento e que causam estagnação de Qi do fígado. Utilizando CS-6 trato o fígado e o Coração simultaneamente, o que o torna especialmente eficaz para problemas emocionais. Outro motivo para utilizar o CS-6 pra mover o Qi do fígado seria para sintomas localizados no aquecedor superior, por exemplo, dores no seios no período pré-menstrual. Nessa situação, ele também se combinaria muito bem com o F-3 (usado contralateralmente).

4) O Pericárdio e o HUN: conforme vimos acima, o pericárdio está conectado ao Fígado pelo Jue Yin. O Fígado abriga o Hun e promove o movimento do Shen, esse movimento produz a criatividade, inspiração, planejamento e senso de direcionamento na vida. Sem isso, o espírito sofre e a pessoa pode se deprimir. O CS-6 estimula o movimento do Hum e o utilizo com muita frequência em casos de depressão (não apenas naquelas causadas por estagnação de fígado). Costumo combinar com o ponto VG-20 Baihui.

5) CS-6 como ponto LO: o CS-6 é ponto Lo do Meridiano CS. Como ponto lo, ele tem uma natureza dinâmica e eu o utilizo, primariamente, para mover, mais do que tonificar. Entendo o CS-6 como tendo um efeito centrífugo. No lugar de ser um ponto que fecha (guan é fechar em chinês), atualmente vejo que ele é um ponto que abre e movimenta. Nos problemas emocionais ele move o Qi, aliviando a estagnação e abrindo o paciente a nova conscientização emocional.

6) Efeito SINERGISTA do CS-6: ele tem um efeito sinergista nas prescrições da acupuntura. Adicionar CS-6 a qualquer conduta, potencializa o efeito terapêutico. Assim como o CS-6 tem esse efeito no nível físico, ele também tem no nível mental-emocional. O Pericárdio é a dobradiça dos canais yin, e sendo também um ponto Lo, CS-6 é a dobradiça da dobradiça, na sua capacidade de conectar coisas.

Feliz Ano Novo.
Giovanni Maciocia

(janeiro 2011)

6 comentários:

  1. Excelente.. estava faltando alguém traduzir para o português os textos do Maciocia. Teria a possibilidade de traduzir um texto que está no blog em inglês Deficiência de Sangue (On Blood Deficiency)? Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafael, valeu o incentivo. Sobre o texto, pode me mandar o link para ele? é uma dica clínica? Se não for, não sei se posso, minha autorização é só para as dicas clínicas, mas o Maciocia gostou muito da idéia de ter os textos dele traduzidos para o portugues e ficou surpreso com a quantidade de leitores que aprovou e curtiu no facebook o comentário (em portugues) divulgando este blog. 1abraço

    ResponderExcluir
  3. Ta certo cara. Eu tenho este texto em pdf, lembro que peguei ele do blog ou site do Maciocia em inglês. Fala sobre todos os aspectos da deficiência de Sangue e seus sintomas e como tratá-lo. Se quiser posso te enviar por email este artigo, é só me passar seu email. Obrigado desde já. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Encontrei o link:

    http://www.giovanni-maciocia.com/downloads/EJOM_Blood_Deficiency.pdf

    Veja a possibilidade de tradução, achei super interessante. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Rafael, vou coloca-lo na fila da tradução. Se não for possivel posta-lo, encaminho por e-mail pra voce.

    ResponderExcluir
  6. O extraordinário Maciocia tem mesmo que ser traduzido e e estudado à exaustão. Parabéns pela tradução, Gabriel. Vera Moratta - acuputurista em Florianópolis.

    ResponderExcluir