Sobre
o CS6 Neiguan
O
ponto CS6 Neiguan
é um dos mais utilizados e importantes pontos da acupuntura.
Antes de tudo, analisemos o nome Nei
Guan.
Nei
significa interior e não há controvérsia a respeito dessa
tradução. Contudo, a segunda metade da palavra Guan
pode ter interpretações distintas. Na forma simples, na
linguagem coloquial, ela quer dizer fechar, trancar, desligar ou
encerrar. Se vamos a uma loja e ela se encontra fechada, dizemos
que ela está guan
le.
Se utilizarmos este sentido da palavra, então CS6 seria o
fechamento interno, um registro (válvula) interno ou algo
similar. Mas esta tradução teria sentido? Sim, teria e nesse
sentido, CS6 poderia ser o ponto que fecha o yin no interior e
deve assim considerado em relação ao seu ponto análogo TA5
Waiguan,
a barreira externa, o ponto que fecha o yang no exterior.
Contudo,
a função do ponto CS6 é tão dinâmica que não suportaria a
tradução de barreira interna, pois barreira implica em parar
alguma coisa, como o curso de um rio. Se olharmos para os outros
significados da palavra
guan
(em Chines uma palavra pode ter muitas definições)
encontraremos tambem: “passagem pela montanha”, “junção
crítica”, “alfândega” ou barreira (da alfandega). De
acordo com G.D. Wilder e J. H. Ingram (Análise dos caracteres
chineses, 1922) guan
é
uma cancela, a barra horizontal de um portão, uma barreira
alfandegária. A palavra é composta pelo radical men
(portal). Dentro do portal existe um guan,
que significa passar o fio pela trama com uma agulha. O ideograma
representa a trama de um tear. A parte inferior dele, simboliza a
agulha que carrega o fio através de uma espécie de trama. Por
analogia, significa remendar algo transversalmente.
Traduzir
guan desta maneira, muda completamente o significado de Nei guan.
Este ponto então seria uma encruzilhada interna crucial ou uma
barreira interna (da alfandega) . Note que a barreira da alfândega
se abre para que produtos entrem no país. Então, isso muda
totalmente a definição do ponto, tornando-o uma junção de
caminhos que pode se abrir para que coisas entrem. Na minha
opinião, este significado reflete mais precisamente a natureza e
a fisiologia do ponto CS6. Quanto a referência de “remendar
transversalmente” tambem é interessante, pois poderia ser uma
alusão ao fluxo dos meridianos Lo, tranversais aos meridianos
principais, verticais (o CS6 é logicamente o ponto Lo do canal do
CS).
O
Su wen, no capitulo 8 diz: “O Pericárdio é o embaixador e dele
são oriundas a satisfação e a felicidade”. O Pericardio é
intimamente relacionado ao coração e, ainda o Nei Jing e o Nan
Jing constantemente se referem aos “ 5 Zang e 6 Fu”. Os zang
sendo coração, fígado, baço, pulmão e rins. O pericárdio e
assimilado ao Coração: os dois não podem ser separados por
serem anatomicamente tão próximos. Contudo, no capítulo 8 do
Su, existe a menção aos 12 órgãos e suas lista de funções,
onde está incluído o pericárdio. A referência à satisfação
e felicidade esta citada, o que faz parecer com que seja
funcionalmente parecido com o coração. Perceba, entretanto, que
neste mesmo capitulo o pericárdio é denominado de Shan
Zhong
– o centro do peito – nome do ponto VC 17, e não Xin Bao luo
(o luo do envoltório do coração) como é mais usual.
Como
podemos ver, se deve ao fato do Pericárdio ter tantas funções
diferentes corresponde a sua natureza multifacetada.
Então,
o primeiro aspecto da natureza do Pericardio é que ele é
estritamente conectado ao coração e que ele está no centro do
torax.; à referência à alegria e felicidade implica que de
alguma maneira ele também abriga o Shen, da mesma maneira que o
coração o faz. Esse é o primeiro uso clílico do ponto CS6,
estimular o Shen. Como o Coração, o Pericardio abriga o Shen e
portanto, influencia profundamente no nosso estado mental e
emocional. Por exemplo, uma deficiencia de sangue afeta tanto o CS
quanto o próprio coração, tornando a pessoa deprimida e
ansiosa. Calor no sangue irá agitar o pericárdio e deixar a
pessoa agitada e com insônia. Obstruções de fleuma no
pericárdio tambem vai obstruir o Shen causando confusão mental.
As
emoções atingem tanto o Coração como o Pericárdio pois agitam
o fogo ministerial que flui para estes dois órgãos. Li Dong Yuan
diz: “Na vida das pessoas, não existe um dia sequer, que o fogo
Ministerial não é atiçado”. Na medicina Chinesa, existe a
ideia que o Fogo Ministerial deve ser escondido no aquecedor
inferior: sua atividade discreta aquece os órgãos e não deve
ser percebida. As emoções excitam o Fogo Ministerial e o fazem
deixar de estar oculto no aquecedor inferior: e isso ocorre quando
o paciente sofre de calor e demonstra sinais de calor e tem a
face avermelhada, uma sensação de sede, etc. Atente-se para que
os estresses emocionais sempre provocam sinais de calor, nunca de
frio.
O
Pericárdio ou Circulação-sexo abriga o Shen (junto com o
coração).
-
Deficiencia de sangue causará depressão e uma leve ansiedade
-
Calor no sangue do pericardio causa ansiedade, insonia e agitação
-
Fleuma no pericárdio causa confusão mental e em casos graves,
doença mental
-
O pericardio causa desde problemas emocionais até problemas no
relacionamento.
Embora
seja semelhante ao Coração, o Pericárdio tem uma importante
diferença. O Meridiano CS controla o QI do tórax e movimenta o
Qi e o sangue muito mais do que o meridiano do Coração. Por
exemplo, CS-6 é muito influente na movimentação do Qi toráxico
(por isso é indicado para dor no peito) e o meridiano do Coração
não tem essa função. Em outras palavras, eu utilizo o C7, por
exemplo, para nutrir o sangue do coração e assentar o Shen, mas
eu utilizaria o Cs-6 muito mais para mover o Qi e o sangue no
tórax, que causam sintomas físicos como dor e alterações
emocionais, como a depressão (estagnação de Qi).
Um
segundo aspecto e uma funcionalidade do Pericárdio é sua relação
com o fígado através do Jue Yin, que é a dobradiça
do canal yin . Portanto, quanto utilizamos o meridiano CS,
indiretamente utilizamos tambem o do Fígado. Em minha experiencia
clínica, utilizo o Cs6 exatamente com este propósito (alem de
suas outras funções) de mover o Qi do Fígado e estimular a
movimentação do Hun (ver abaixo).
A
função emocional do pericárdio é equivalente a função física
do movimento que ele faz no Qi e no sangue do tórax (coração e
pulmão): faz com que se a pessoa se movimente emocionalmente e se
relacione com outras, em relacionamentos. Sabendo que ele está
ligado ao fígado (jue yin), esse movimento também se refere à
movimentação do Hun do ego através dos outros no meio social,
relacionamentos amorosos e relações familiares. Por isso, no
nível emocional o CS é responsável por interações saudáveis
com os outros, no amor, na família e na sociedade.
A
natureza mobilizadora do Pericárdio também é auxiliada pelo
Triplo Aquecedor (Fogo Ministerial). Como o TA é responsável
pelo fluxo livre do QI (juntamente com o Fígado), a relação
Pericárdio-Triplo Aquecedor também conta nesta ação de mover
o Qi e o sangue e mover a pessoa a se relacionar com as outras.
Logo
o Pericárdio é o único órgão que se relaciona diretamente com
outros três: Coração, Fígado (canal Jue yin) e com o Triplo
Aquecedor (pelo canal do Fogo ministerial) . Repare também que já
que ele se relaciona com o Fígado pelo canal Jue Yin, ele então
se relaciona com o Shao Yang através do Triplo Aquecedor. Já que
o Pericárdio esta duplamente ligado as
dobradiças,
acredito que isso contribua ainda mais para sua natureza dinâmica.
Este fato torna essa relação tão complexa e tão rica de
possibilidades, interações e funções.
O
livro "An Explanation of Acupuncture Points" (Jing Xue
Jie, 1654), confirma essa natureza dual do Pericárdio listando
funções do CS-6 nos capítulos do Coração e do Fígado. Em
outras palavras, ele lista funções do Coração e do Fígado
realizadas pelo CS-6. Nas funções do Coração: memória fraca,
dor no torax e (quando vazio) dor de cabeça e nuca. Nas funções
do Fígado: olhos vermelhos, dor nos cotovelos e calor nas palmas.
Acho
os sintoma de dor de cabeça e na nuca muito interessantes, pois é
algo que percebo com frequência na prática, que o ponto CS-6 é
especialmente eficaz na dor de cabeça ocipital e temporal.
Acredito que se deva a conexão entre o ponto Lo do Pericárdio
com o Meridiano do Tripo Aquecedor.
RELAÇÃO
DO PERICÁRDIO COM O FOGO MINISTERIAL
O
Fogo Miinisterial (Xiang Huo) é fogo do portão da vida (Ming
Men). Esse fogo é essencial ao funcionamento saudável do corpo.
Embora muitos médicos, coomo Zhu Zhen Heng (1281-1358)
identifiquem o Fogo mnisterial como o fogo do min
meng
e consequentemente, dos Rins, outros, como Zhang Jie Bin
(1563-1640) o identifica como fogo dos órgãos internos: Fígado,
Vesícula biliar e Pericárdio. Portanto pode ser comparado com o
“Dragão voando na montanha mais alta” e abaixo, nos Rins,
como “Dragão mergulhando no mar mais profundo”.
Sob
uma ótica puramente dos 5 elementos, o fogo Ministerial pertence
ao Pericárdio e ao Tripo Aquecedor e o Fogo Imperial ao Coração,
mas sob a ótica dos órgãos internos o Fogo Ministerial é o
fogo do Ming
Men
que pertence aos Rins. Contudo, existe uma conexão entre essas
duas perspectivas pois o fogo Ministerial flui dos rins, vesícula
e pericárdio. Nas patologias, isso tem uma relevância ainda
maior, pois o Fogo Ministerial em excesso (estimulado por estresse
emocional) sobe e agride o Pericárdio, causando agitação,
ansiedade, insônia e inquietude nos pensamentos.
NATUREZA E FUNÇÕES DO
CS-6:
1)
Coração: relação direta, o Cs-6 age no coração. Eu utilizo,
principalmente para mover o Qi e o sangue, e não para nutrir o
sangue e o Shen. Uso o CS-6 pra mover e o Cs-7 para subjugar o Qi
e acalmar o Shen.
2)
Mobilizar o Qi no tórax: CS-6 é um ponto importante para mover o
Qi no tórax, aliás essa é uma das principais diferenças
funcionais entre ele e os pontos do Coração. No nível físico,
ele move o Qi quando há estagnação que causa dor no peito,
também é muito eficiente para choques no tórax que provocam
estagnação de Qi e sangue. Para tratar o tórax, a combinação
Cs-6 como E-40 é excelente (costumo ponturar contralateralmente,
usando um na esquerda e o outro na direita).
3)
Mover o Qi do fígado: o Cs é dupla do Fígado no canal Jue yin.
Mas porque alguém usaria o CS pra movê-lo, ao invés do próprio
Fígado? Eu utilizo o cs-6 especialmente para problemas emocionais
resultantes de problemas de relacionamento e que causam estagnação
de Qi do fígado. Utilizando CS-6 trato o fígado e o Coração
simultaneamente, o que o torna especialmente eficaz para problemas
emocionais. Outro motivo para utilizar o CS-6 pra mover o Qi do
fígado seria para sintomas localizados no aquecedor superior, por
exemplo, dores no seios no período pré-menstrual. Nessa
situação, ele também se combinaria muito bem com o F-3 (usado
contralateralmente).
4)
O Pericárdio e o HUN: conforme vimos acima, o pericárdio está
conectado ao Fígado pelo Jue Yin. O Fígado abriga o Hun e
promove o movimento do Shen, esse movimento produz a criatividade,
inspiração, planejamento e senso de direcionamento na vida. Sem
isso, o espírito sofre e a pessoa pode se deprimir. O CS-6
estimula o movimento do Hum e o utilizo com muita frequência em
casos de depressão (não apenas naquelas causadas por estagnação
de fígado). Costumo combinar com o ponto VG-20 Baihui.
5)
CS-6 como ponto LO: o CS-6 é ponto Lo do Meridiano CS. Como ponto
lo, ele tem uma natureza dinâmica e eu o utilizo, primariamente,
para mover, mais do que tonificar. Entendo o CS-6 como tendo um
efeito centrífugo. No lugar de ser um ponto que fecha (guan
é fechar em chinês), atualmente vejo que ele é um ponto que
abre e movimenta. Nos problemas emocionais ele move o Qi,
aliviando a estagnação e abrindo o paciente a nova
conscientização emocional.
6)
Efeito SINERGISTA do CS-6: ele tem um efeito sinergista nas
prescrições da acupuntura. Adicionar CS-6 a qualquer conduta,
potencializa o efeito terapêutico. Assim como o CS-6 tem esse
efeito no nível físico, ele também tem no nível
mental-emocional. O Pericárdio é a dobradiça dos canais yin, e
sendo também um ponto Lo, CS-6 é a dobradiça da dobradiça, na
sua capacidade de conectar coisas.
Feliz
Ano Novo.
Giovanni
Maciocia
(janeiro 2011) |
CS 6 Neiguan
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Excelente.. estava faltando alguém traduzir para o português os textos do Maciocia. Teria a possibilidade de traduzir um texto que está no blog em inglês Deficiência de Sangue (On Blood Deficiency)? Obrigado.
ResponderExcluirOlá Rafael, valeu o incentivo. Sobre o texto, pode me mandar o link para ele? é uma dica clínica? Se não for, não sei se posso, minha autorização é só para as dicas clínicas, mas o Maciocia gostou muito da idéia de ter os textos dele traduzidos para o portugues e ficou surpreso com a quantidade de leitores que aprovou e curtiu no facebook o comentário (em portugues) divulgando este blog. 1abraço
ResponderExcluirTa certo cara. Eu tenho este texto em pdf, lembro que peguei ele do blog ou site do Maciocia em inglês. Fala sobre todos os aspectos da deficiência de Sangue e seus sintomas e como tratá-lo. Se quiser posso te enviar por email este artigo, é só me passar seu email. Obrigado desde já. Um abraço.
ResponderExcluirEncontrei o link:
ResponderExcluirhttp://www.giovanni-maciocia.com/downloads/EJOM_Blood_Deficiency.pdf
Veja a possibilidade de tradução, achei super interessante. Obrigado.
Rafael, vou coloca-lo na fila da tradução. Se não for possivel posta-lo, encaminho por e-mail pra voce.
ResponderExcluirO extraordinário Maciocia tem mesmo que ser traduzido e e estudado à exaustão. Parabéns pela tradução, Gabriel. Vera Moratta - acuputurista em Florianópolis.
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