dica de fevereiro 2013
Funções
do Meridiano do Coração – parte I
O
Coração abriga o Shen e seu uso clínico mais inmportante é para
problemas psico-emocionais. Este artigo vai explorar o uso clínico
do Meridiano do Coração para outros usos além dos
psico-emocionais.
Coceiras
Função
sexual masculina
Conecção
com o útero
Dor
nas costas no homem
Náusea
e vômitos
Asma
branda
Tremores
Joelhos
Olhos
Aparelho
urinário
Coceira
Alguns
pontos do Coração tem um efeito significativo em parar pruridos
(coceiras).
Os
dois pontos principais são C7 Shenmen e C8 Shaofu, este último mais
potente. Usar pontos do Coração para acalmar coceira, seria
equivalente a usar fitoterápicos que tranquilizam a mente e nutrem o
Coração (como Ye
Jiao Teng
(Caulis
polygoni
multiflori)
ou Bai
Zi Ren
(Semen
biotae orientalis)
e que também param a coceira.
Interromper
a coceira é extremamente importante no eczema e é a primeira
estratégia de tratamento a ser adotada, já que essa patologia causa
prurido intenso. A coceira resultante espalha ainda mais o eczema,
pois causa escoriação na pele e possibilita infecções.
Função Sexual no Homem
O
Meridiano do Coração está relacionado com o Rim pela canal
energético Shao Yin. E também está indiretamente conectado ao rim
pelo Vaso Concepção e pelo Vaso Governador, ambos fluem através do
coração e se originam no espaço entre os rins. Tanto o VC quanto
o VG tem forte influencia na sexualidade e nas funções sexuais,
incluindo o desejo, atração sexual, ereção, manutenção da
ereção e ejaculação.
Ainda,
o Chong Mai também começa no espaço entre os rins, vai pro coração
e, também, controla o músculo zong
no abdomem, que muitos interpretam como sendo o pênis. No que se
refere a sexualidade masculina, o Coração pode ser considerado como
o “ Rim superior”, influenciando e muitas das funções sexuais.
Se aceitarmos esse conceito, fica fácil compreender porque o
estresse emocional que afeta o Coração tem influência forte na
sexualidade masculina.
Existe
ainda uma outra importante conexão entre o Coração e a sexualidade
masculina, via fogo ministerial do Ming men. Este fogo é um tipo
especial que pode gerar Água. Então, o Fogo e a Água do Rim são
inseparáveis e interdependentes. O Fogo Ministerial aquece e nutre a
“Sala do Esperma”, quando deficiente, a Sala ficará fria e pode
causar impotência ou diminuição da libido; quando em excesso, ele
fluirá para cima, atingindo o Coração e o Pericárdio.
A
Sala do Esperma, localizada no Dan Tian, também chamada de Bao,
é um termo utilizado para tanto homens quanto mulheres, e é
costumeiramente traduzido de forma equivocada para “ útero” (Zi
Bao é que é o útero). Na mulher, o Útero corresponde ao Campo
inferior do elixir (Dan Tian), e que no homem corresponde a “Sala
do Esperma”. No Golden Mirror of Medicine (Yi Zong Jin Jian, 1742)
está escrito: “ O Du Mai se eleva do baixo abdome externamente
no abdome internamente no Bao... que também é chamado Dan Tian,
tanto no homem quanto na mulher. Na mulher ele é o útero, no homem
ele é a Sala do Esperma.”
Essa
passagem claramente nos mostra que Bao é uma estrutura existente
tanto no homem quanto na mulher, sendo o útero nelas e a “sala do
esperma” neles. Os vasos maravilhosos surgem nesta área. Podemos,
portanto, considerar o Pericárdio (Xin Bao) e a Sala do Esperma
(Jing Shi chamou de Bao) como os dois centros da sexualidade, um no
Aquecedor superior e o outro no inferior. É a coordenação
existentes entre esses dois centros que comanda a sexualidade, e especificamente no homem, a libido, ereção, orgasmo e ejaculação.
Esses
dois centros, o Coração e o Pericárdio, em cima, e o Fogo
Ministerial do Rim, abaixo, regulam a a subida e a descida do Fogo e
da Água que mutualmente se nutrem.
Então,
no homem, podemos usar pontos do Meridiano do Coração para tratar
disfunções sexuais, como impotência ou ejaculação precoce, que
sempre são decorrência do Qi do Coração não descer para o
aquecedor inferior para se juntar ao Rim. Por isso, em muitos casos,
os tônicos a base de pênis de cachorro, de alce, de foca ou de leão
marinho, não tem efeito algum.
Os
principais pontos para esta função são C7 Shenmen e C3 Shaohai.
Quase sempre, combino o C7 com os pontos de abertura do Du Mai. Um
exemplo de combinação de pontos para um homem que estivesse
reclamando de impotência e ejaculação precoce, e estivesse num
cenário de problemas psico-emocionais, seria: ID3 Houxi (esquerdo),
B62 Shenmai (direito), C7 Shenmen (direito) e F3 Taichong (esquerdo)
se o pulso estiver duro, ou R3 Taixi se houver uma deficiência de Rim e o pulso estiver
fraco ou bom.
O
remédio fitoterápico que conecta o Coração com o Rim e desce o Qi
do coração para os órgãos sexuais é o Arouse
Power do
Three
Treasures*.
Conexão
com o Útero
O
Coração tem uma relação muito proxima com o ùtero, através do
Vaso do Útero (Bao Mai), o que explica a profunda influencia da
psique e das emoções que afetam o Coração, no útero. O Útero tem também uma ligação com o Rim, através do canal chamado Canal do Útero (Bao Luo). O “Su Wen” no capitulo 47 diz: “ O canal do útero se estende até os rins”.
O
Útero está fisiologicamente relacionado também ao Coração, por
uma via chamada Vaso do ùtero (Bao Mai). O “Su Wen” no capitulo
33 afirma: “ O vaso do útero (Bao Mai) pertence ao
Coração e se estende até Utero” e “ Quando a mulher não tem
seu período, isso quer dizer que o canal do Utero está obstruído”.
Portanto, a menstruação normal e a fertilidade dependem do estado do Jing do
Rim e do sangue do Coração. Se este sangue for deficiente, o Qi do
Coração não descenderá até o Utero. Se o Jing do Rim for
deficiente, a mesntruação não ocorrerá. Tanto a deficiência de
Coração quanto de Rim pode, portanto, causar infertilidade ou amenorreia.
Existe
uma outra conexão importante, que é via sangue: o Coração governa
o sangue e o Utero estoca o sangue. Embora a imensa maioria dos
ginecologistas enfatizar o papel do sangue do Fígado no Utero,
alguns dão importância ao sangue do Coração. Então, quando eles
querem nutrir o Sangue para problemas ginecológicos, estes usam
pontos que nutrem o sangue do Coração, como C7 Shenmen e B15
Xinshu.
Além
disso, o famoso ginecologista da dinastia Qing, Fu Qing Zhu disse que
o Tian Gui (sangue menstrual) deriva do Jing do Rim, mas com a
assistência do Yang do Coração, que deve fluir para baixo para se
comunicar com o Jing do Rim. Portanto, tonificar o Coração irá
necessariamente auxiliar o Jing do Rim a produzir sangue menstrual.
Provavelmente, esta foi a razão que Gui Pi Tang, que nutre o
Coração, é uma fórmula tão importante para problemas
ginecológicos. Na linha fitoterápica Three Treasures*, Calm the
Shen (acalmando o Shen) é uma variação do Gui Pi Tang.
O Dr. Yao Shi An menciona muitos padrões do Coração que
afeta funções ginecológicas. Mulheres tem tendência a ter
estagnação de Qi, isso sempre se transforma em Fogo que afeta o
Coração. O fogo se rebela e desce e perturba o Ren e o Chong Mai, o
Mar do Sangue se torna rebelde, o que pode resultar em graves
períodos de corrimento e menstruação. O “ Ji Yin Gang Mu” diz que: “
O fogo queima o Coração e o Sangue se torna rebelde e causa
sangramento vaginal".
A
tristeza por um longo período pode ocasionar deficiência de Yin do
Coração, deixando a mente sem residencia, o que faz com que o Yang
do Coração flutue, o que pode causar menorragia. O “Su Wen” no
capitulo 44 cita que: “ a tristeza leva ao isolamento do canal do
utero (Bao Luo): quando ele se isola, o Yang Qi se agita no
interior e o Coração causa menorragia”.
Quando
o Qi do Coração se rebela para cima, ele prejudica o Qi descendente
do Pulmão, se este Qi não puder descer e se comunicar com o canal
do Utero, irá resultar em amenorreia O “Su Wen” diz no
capitulo Ping Re Bing Lun: “ Se o período não chegar, quer dizer
que o Canal do ùtero (Bao Mai) está bloqueado... Qi sobe até
irritar o Pulmão. Qi do Coração não desce e o período não
chega.”
O excesso de trabalho enfraquece o Yin do Coração
que leva ao Calor-vazio, que também pode causar amenorreia. O “
Segredo revelado da Sala da Orquidea” (Lan Shi Mi Cang) diz: “
estresse enfraquece o Coração, o Fogo do Coração sobe e o período
não chega.”
Quando há Fogo no meridiano do Coração, ele
sobe e perturba o Coração e a boca, e para baixo, pode causar
excesso de corrimento vaginal. Chen Zi Ming diz: “ dores na vagina
se devem a falta de repouso mental e Coração desarmonizado, e
fraqueza do Qi do Estomago, resultando em estagnação do Qi e do
Sangue”. O “Su Wen” no capítulo Zhi Zhen Yao Da Lun diz: “
dores e coceiras são consequencias do Coração”.
Melancolia
e preocupação agitam o coração, o fogo Imperador se desaloja e
falha na comunicação com o Rim. Água e Fogo não se comunicam e
poderá haver infertilidade. Wang yu Tai diz: “ Melancolia e
preocupação podem atrapar a mulher a engravidar, o Coração
hospeda a mente, a melanconia faz o Coração se virar para o
exterior, o fogo imperial não pode descer. O superior e o inferior
não se comunicam, água e fogo não se comunicam e pode haver
infertilidade.”
Depois
da concepção, o sangue é desviado para a nutrição do feto. O
Fogo sobe com facilidade, isso pertuba o Coração e causa agitação
mental. A “ Discussão sobre ginecologia” (Nu Ke Jing Lun) diz: “
Quando o Coração é afetado pelo calor no Sangue, o Qi do Coração
não fica puro e causa agitação mental.”
A preocupação
agita o Coração e causa um parto dificil. O “ Ginecologia da
colônia de Bambu” (Zhu Lin Nu Ke) diz: “ Quando o Coração é
afetado por preocupação e melanconia, Qi e Sangue ficam estagnados
ou fluem na direção errada, em muitos casos, isso causa um parto
difícil.”
O
livro “ Explicando os pontos de acupuntura” recomenda tonificar
C8 Shaofu para o prolapso da vagina ou dor e coceira vaginal. O
“Grande dicionário da acupuntura chinesa” cita C5 Tongli para
problemas menstruais, corrimentos ou excesso de fluxo, especialmente
combinado com F2 Xingjian e BP6 Sanyinjiao (Grande compendio de
acupuntura, 1601).
Muito bom, obrigada por traduzir. É sempre bom ler as interpretações do mestre.
ResponderExcluirDe nada Elisa, Traduzir essas interpretações do mestre é bom demais. Fico ansioso todo mes, pra ver o que vai chegar por ai. 1abraço.
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